5 Anos (nada) Simples

Compartilhe este post

Facebook
Twitter
LinkedIn

Hoje comemoramos 5 anos de existência (ou de resistência). O título é para ser provocativo mesmo, meio dúbio, porque ser um pequeno negócio nesse país, gerido por duas mulheres, minha gente…Simples, de verdade, não é. Vou aproveitar para recapitular um pouco da nossa história. #AniversárioSimples #SimplesFaz5

Antes de tudo

Eu e a Nathi, nos conhecemos no Clube Veleiros do Sul, em 2013 (!). Ela fazia a criação de todas a peças gráficas de lá, através da antiga empresa dela e eu havia sido contratada para um projeto pontual de 4 meses (acabei ficando 2,5 anos). Nossa relação profissional começou assim.

Em 2016, eu estava buscando posições em SP, mas para os clientes que eu atendia aqui, buscava a Nathi para desenvolver e executar a criação. Apesar de ritmos diferentes (ela me achava muito direta e meio viciada em trabalho, e eu era mesmo), a gente se dava muito bem porque tínhamos em comum comprometimento, dedicação e a vontade de entregar o nosso melhor em nossos projetos. Valores, a base das boas relações.

Como a nossa história começou

E, de repente, recebi uma mensagem que, confesso, achei engraçada: “Sonhei contigo hoje. Vamos tomar um café?“. Sim, meus queridos, a pessoa que eu não sabia que se tornaria minha mega-blaster sócia, fiel escudeira e quem ocuparia um lugar especial no meu coração, SONHOU com a nossa sociedade. 🥰

Nosso café foi muito engraçado porque, na época, eu estava que-bra-da financeiramente. E de saco cheio, confesso, do mercado de Porto Alegre e região. Quando ela me contou da experiência que havia tido no Sebrae, da vontade de voltar a trabalhar com consultoria, planejamento, gestão para micro e pequenos negócios, eu fiquei encantada. Ela, designer e especialista em Marketing, já com a experiência de 2 anos em consultoria. Eu, Relações Públicas (a Pós e o MBA vieram só depois), entendendo só de comunicação.

Mas o convite reacendeu em mim a vontade de me manter como empreendedora. Que, talvez, a sociedade fosse uma alternativa interessante, pois ter alguém para trocar faz a gente pensar de forma diferente. E foi, assim, no início como um projeto paralelo, com R$ 0,00 de investimento, um ‘contrato de gaveta’ por 1 ano e meio e alguns clientes piloto, que nasceu a Simples.

Um resumo do nosso manifesto

“A Simples – Business & Design nasceu da vontade de duas empreendedoras de fazer a diferença no mundo dos pequenos e médios negócios, tirar as ideias do papel e ajudar a construir novas histórias de empreendedores como nós. Descomplicar a consultoria, identificar, co-criar, planejar e executar. É assim que somos. Somos Simples. E ponto.”

5 anos depois

Permanecemos com a mesma essência, mas com alguns ajustes de direção. A maturidade, também nos negócios, nos traz isso. Tivemos pessoas incríveis trabalhando direta ou indiretamente conosco, clientes e projetos super cheios de energia e boas ideias. Mas também tivemos dificuldades, e foram muitas. Primeiro, com pouca grana, a gente abraça todo tipo de trabalho. E, apesar de algumas vezes termos ralado muito de forma mal remunerada ou sairmos meio frustradas em alguns projetos, a gente aprendeu com cada erro. Cada um deles.

E, em fevereiro de 2020, a gente deu um “peitaço”! Assumimos uma sede nova, linda, cheia de potencial, contratamos mais gente, miramos em clientes de fora do estado. Tínhamos fechado um contrato show, que bancava essa mudança de endereço (que praticamente dobrava os nossos custos de estrutura fixa). Daí…levamos um calote! Logo no comecinho. E, depois de 29 dias da mudança: lockdown.

A Pandemia

Gente, loucura! Rasgar o planejamento do ano todo de TODOS os clientes, pensar e agir ligado 24h para cada um deles, congelar o aumento da nossa anuidade, estruturar a melhor forma de trabalhar à distância com a equipe, não demitir ninguém e tentar não pirar com tudo isso. Porque, né, assim como todos, ainda somos indivíduos, com nossos próprios problemas e preocupações particulares, vivendo esse caos desgovernado em meio a maior crise (de saúde e humanitária) dos últimos 100 anos e tentando manter nosso negócio de pé.

Tanta coisa aconteceu nos últimos 5 anos, mas, da pandemia pra cá, parece que o tempo se multiplicou. Tivemos perdas irreparáveis nas nossas vidas e na vida da Simples. E tudo isso mudou toda nossa visão: de negócios, de sonhos, de mundo.

Nos desafiamos a cutucar nossas feridas para nos tornarmos melhores. Tentamos ser o mais responsáveis possíveis com a cadeia que movimentamos. Transferimos para o digital as nossas ações com a Rede Mulher Empreendedora, o nosso braço de ações sociais que apoia mulheres empreendedoras ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica e mentoramos online por centenas de horas. Nossa tentativa de manter a sororidade (e a sanidade) a qualquer custo.

E os próximos 5?

E, neste momento, vencemos algumas barreiras: decidimos entregar a sala e vencemos a “sensação” de retrocesso que essa atitude desencadeia; limitamos a quantidade de clientes que vamos atender de forma contínua, porque entendemos que seremos muito mais eficientes dessa maneira; escolhemos os projetos que vamos nos dedicar baseado tanto no potencial que ele tem de mudar, de fato, a visão da marca do cliente, quanto no tanto que ele vai nos instigar enquanto desafio; mantivemos equipe por projeto e, com isso, ampliamos nosso quadro de parceiros, focando naquilo que cada um tem de melhor e, expandimos nosso raio de atuação de uma maneira que não podíamos imaginar, com clientes fora do país!

Em resumo, quem um dia disse que empreender era “Simples” (a gente faz, muito trocadilho com nosso nome mesmo), não sabe o quão difícil é mergulhar na gestão de marca dos pequenos e médios negócios brasileiros; lidar, de forma realista e empática, com os sonhos e objetivos de cada um e tornar algo complexo, como ESTRATÉGIA DE MARCA, em algo significativo, tangível e financeiramente viável.

Parabéns para nós, porque a gente merece essa conquista. Fechamos um ciclo. E, nos próximos 5 anos, vamos revolucionar esse nosso mercado!

Um abraço,

Dani e Nathi

 

 

 

 

Posts Relacionados

WhatsApp chat