Duas mulheres fazendo compras em uma loja virtual

Loja Virtual como estratégia de Marketing Digital

Compartilhe este post

Facebook
Twitter
LinkedIn

Você sabia que uma loja virtual é parte de uma estratégia de marketing digital que envolve muitos outros recursos e ferramentas? Embora plataformas de e-commerce sejam independentes, elas precisam da ajuda das redes sociais para gerar fluxo e, por consequência, vendas.

O público que faz compras no e-commerce muitas vezes é direcionado a ele, de forma orgânica, a partir das redes sociais. Enquanto as redes funcionam para socializar e receber todo tipo de informação, as lojas virtuais proporcionam um espaço adequado para expor o catálogo de produtos da marca e facilitam uma jornada de compra com segurança. 

Loja Virtual: uma necessidade

Investir em uma loja virtual já não é mais um luxo, é uma necessidade. Para usar uma loja virtual como estratégia de marketing digital, em primeiro lugar, precisamos considerar que o uso de internet tornou-se parte importante da nossa rotina e que passamos muito tempo consumindo conteúdo em redes sociais, plataformas de busca, sites, etc.

Como a audiência cresceu e cresce constantemente, é natural que o comércio esteja apostando muito nas vendas online. Quem havia entendido essa necessidade e já trabalhava com uma loja virtual, certamente saiu na frente quando a quarentena se estabeleceu e alterou nossa rotina.

De acordo com o levantamento feito pela Conversion, os sites de e-commerce brasileiros ampliaram o volume de suas vendas em 51% no período de quarentena. 

Benefícios de uma loja virtual

Com essa atenção e investimento pesado, o serviço de lojas virtuais precisa estar à altura da expectativa. Hoje, as lojas virtuais significam um novo canal de vendas de produtos do negócio e, às vezes, o único.

De qualquer forma, ela precisa ser acessível, tanto para o consumidor, quanto para o empresário, que precisa alimentá-la com novos produtos, entender suas métricas e como fazer a gestão dessa plataforma.

Manter uma loja online em plataformas prontas é uma opção bastante usual, mas pode ser meio limitante, sobretudo pela dependência dos serviços, assistência e, em alguns casos, custos muito altos de integrações e assinatura. Escolher pela independência do seu e-commerce, é mais fácil do que você imagina. 

Uma loja virtual de fácil manuseio é sinônimo de agilidade para quem usa. Além disso, é importante um layout atrativo e que a torne intuitiva. Ninguém gosta de perder tempo na jornada de compra, não é?!

Mockup com loja virtual da marca de cosméticos Linné Beauty e Skincare desenvolvido pela Simples.
Linné – Beauty & Skincare | Planejamento, Identidade Visual e Site by Simples

Conexão das redes sociais com a loja virtual

Antes de apostar em uma loja virtual para complementar a estratégia do seu negócio, é importante que a base de fãs da sua marca já esteja engajada e ativa nas redes sociais. A partir da base de fãs que interagem nas suas redes sociais o tráfego da sua loja virtual pode ocorrer organicamente, sem precisar apostar tanto em campanhas pagas. Sem deixar de lado as questões técnicas que envolvem a confecção de um bom e-commerce, claro, mas isso é assunto para um próximo artigo… 

Uma opção que exige a conexão das redes sociais e da loja virtual é o recurso de compra que aparece no Instagram, por exemplo. Essa opção exige link com uma loja online externa, ou seja, o Instagram redireciona o consumidor até a sua loja.

Quanto mais integrada a sua loja estiver com as demais mídias do seu negócio, mais natural será o fluxo de consumidores no e-commerce. Aposte em ações estratégicas e integradas em todas as mídias para garantir interação e movimento.

A loja virtual ideal

Aqui na Simples desenvolvemos a sua loja virtual personalizada com WooCommerce, que tem como base a plataforma WordPress.

O WooCommerce possui vários benefícios. Conheça alguns deles:

  • A loja virtual criada no WooCommerce não está atrelada a nenhuma outra plataforma de vendas, ela pertence a você e a sua empresa;
  • Não limita o cadastro de produtos, o que é uma grande vantagem, independente do tamanho do seu catálogo atual para venda;
  • Possível integrar plataformas de chat e/ou link para o WhatsApp, facilitando o contato para o consumidor;
  • Integra com diversas extensões que possibilitam o aperfeiçoamento da sua loja online, como Google Analytics, por exemplo;
  • Layout personalizado de acordo com sua marca e responsivo – adaptado para todos os dispositivos de acesso. Também é possível fazer uma versão exclusiva mobile;
  • Facilita a manutenção, com design fácil e intuitivo da plataforma;
  • Traduz sua loja para vários outros idiomas, caso você venda para fora do Brasil;
  • Integra com diversos sistemas de pagamento (Pagseguro, Paypal, e outros) e sistemas de gestão ERP.

Em 2019, o comércio online movimentou mais de R$ 61 bilhões, sobretudo impulsionado pelos novos clientes, mais de 10 milhões de novos consumidores. Com a pandemia, essa pode ser uma excelente alternativa para você impulsionar suas vendas.

Tem dúvidas sobre lojas virtuais? Entre em contato que nós simplificamos para você.

Fontes utilizadas: Ebit | Nielsen – Webshopper 41ª ed.

Posts Relacionados

WhatsApp chat