Você sabia que uma loja virtual é parte de uma estratégia de marketing digital que envolve muitos outros recursos e ferramentas? Embora plataformas de e-commerce sejam independentes, elas precisam da ajuda das redes sociais para gerar fluxo e, por consequência, vendas.
O público que faz compras no e-commerce muitas vezes é direcionado a ele, de forma orgânica, a partir das redes sociais. Enquanto as redes funcionam para socializar e receber todo tipo de informação, as lojas virtuais proporcionam um espaço adequado para expor o catálogo de produtos da marca e facilitam uma jornada de compra com segurança.
Loja Virtual: uma necessidade
Investir em uma loja virtual já não é mais um luxo, é uma necessidade. Para usar uma loja virtual como estratégia de marketing digital, em primeiro lugar, precisamos considerar que o uso de internet tornou-se parte importante da nossa rotina e que passamos muito tempo consumindo conteúdo em redes sociais, plataformas de busca, sites, etc.
Como a audiência cresceu e cresce constantemente, é natural que o comércio esteja apostando muito nas vendas online. Quem havia entendido essa necessidade e já trabalhava com uma loja virtual, certamente saiu na frente quando a quarentena se estabeleceu e alterou nossa rotina.
De acordo com o levantamento feito pela Conversion, os sites de e-commerce brasileiros ampliaram o volume de suas vendas em 51% no período de quarentena.
Benefícios de uma loja virtual
Com essa atenção e investimento pesado, o serviço de lojas virtuais precisa estar à altura da expectativa. Hoje, as lojas virtuais significam um novo canal de vendas de produtos do negócio e, às vezes, o único.
De qualquer forma, ela precisa ser acessível, tanto para o consumidor, quanto para o empresário, que precisa alimentá-la com novos produtos, entender suas métricas e como fazer a gestão dessa plataforma.
Manter uma loja online em plataformas prontas é uma opção bastante usual, mas pode ser meio limitante, sobretudo pela dependência dos serviços, assistência e, em alguns casos, custos muito altos de integrações e assinatura. Escolher pela independência do seu e-commerce, é mais fácil do que você imagina.
Uma loja virtual de fácil manuseio é sinônimo de agilidade para quem usa. Além disso, é importante um layout atrativo e que a torne intuitiva. Ninguém gosta de perder tempo na jornada de compra, não é?!
Conexão das redes sociais com a loja virtual
Antes de apostar em uma loja virtual para complementar a estratégia do seu negócio, é importante que a base de fãs da sua marca já esteja engajada e ativa nas redes sociais. A partir da base de fãs que interagem nas suas redes sociais o tráfego da sua loja virtual pode ocorrer organicamente, sem precisar apostar tanto em campanhas pagas. Sem deixar de lado as questões técnicas que envolvem a confecção de um bom e-commerce, claro, mas isso é assunto para um próximo artigo…
Uma opção que exige a conexão das redes sociais e da loja virtual é o recurso de compra que aparece no Instagram, por exemplo. Essa opção exige link com uma loja online externa, ou seja, o Instagram redireciona o consumidor até a sua loja.
Quanto mais integrada a sua loja estiver com as demais mídias do seu negócio, mais natural será o fluxo de consumidores no e-commerce. Aposte em ações estratégicas e integradas em todas as mídias para garantir interação e movimento.
A loja virtual ideal
Aqui na Simples desenvolvemos a sua loja virtual personalizada com WooCommerce, que tem como base a plataforma WordPress.
O WooCommerce possui vários benefícios. Conheça alguns deles:
- A loja virtual criada no WooCommerce não está atrelada a nenhuma outra plataforma de vendas, ela pertence a você e a sua empresa;
- Não limita o cadastro de produtos, o que é uma grande vantagem, independente do tamanho do seu catálogo atual para venda;
- Possível integrar plataformas de chat e/ou link para o WhatsApp, facilitando o contato para o consumidor;
- Integra com diversas extensões que possibilitam o aperfeiçoamento da sua loja online, como Google Analytics, por exemplo;
- Layout personalizado de acordo com sua marca e responsivo – adaptado para todos os dispositivos de acesso. Também é possível fazer uma versão exclusiva mobile;
- Facilita a manutenção, com design fácil e intuitivo da plataforma;
- Traduz sua loja para vários outros idiomas, caso você venda para fora do Brasil;
- Integra com diversos sistemas de pagamento (Pagseguro, Paypal, e outros) e sistemas de gestão ERP.
Em 2019, o comércio online movimentou mais de R$ 61 bilhões, sobretudo impulsionado pelos novos clientes, mais de 10 milhões de novos consumidores. Com a pandemia, essa pode ser uma excelente alternativa para você impulsionar suas vendas.
Tem dúvidas sobre lojas virtuais? Entre em contato que nós simplificamos para você.
Fontes utilizadas: Ebit | Nielsen – Webshopper 41ª ed.