O que você entende por valor de marca?
Marcas utilizam diversos recursos para se comunicar e atrair a preferência de consumo para seus produtos ou serviços. Essa escolha acontece através de experiências, sensações e associações. Isso tudo se constrói olhando, primeiramente, para dentro, para a origem da marca e no entendimento do valor que sua história tem.
Depois disso, é preciso olhar para fora, entender o contexto do negócio e percebê-lo a partir de sua visão de mundo, que irá direcionar todas as suas iniciativas. É nesse momento que existe a diferenciação da marca no mundo.
Em um artigo anterior sobre a influência cultural nas marcas, pontuamos que “uma marca é a percepção do seu público e não a sua própria”. Essa percepção está ligada diretamente ao seu valor.
Uma marca de valor está em vantagem no mercado, sabe por quê?
- Por ser bem estruturada, com conceitos que agregam às pessoas;
- Possui uma comunicação alinhada, coerente e clara para o público;
- Possui uma base de fãs engajada que defende e reverbera a mensagem da marca;
- Seu capital financeiro não é seu único valor;
- Procura fazer parte das nossas vidas, pois entrega experiências.
Você certamente conhece marcas que entregam mais do que comercializam e estão além das prateleiras e vitrines. Estão na nossa memória emocional, pois ressignificaram, de alguma forma, nossa experiência com seus produtos ou serviços.
Entretanto, construir valor é um processo constante e sem fim. Nenhuma marca nasce sem valor para o mercado, porém é preciso construí-lo e nutri-lo e essa construção começa no “ser” do negócio: o valor está no seu propósito, que é o porquê de sua existência para ela mesma, sua essência.
Como o propósito está conectado ao valor de marca?
“Um bom propósito, quando é genuíno, é muito difícil de copiar, pois é a sua verdade.” Lívia Germano
O propósito está ligado a causas e responsabilidades e é um processo interno para entender como impactar o mundo. De acordo com o estudo TIP, realizado pela agência Ana Couto em parceria com Officina Sophia, 67% dos entrevistados buscam consumir marcas que compartilham dos mesmos ideais que os seus. Ou seja, todas as pessoas que se reconhecerem no seu propósito irão se engajar com a marca naturalmente.
A forma como se irá tangibilizar o propósito é através da promessa de marca, sua razão de ser para o mercado e o que vai balizar sua comunicação. É importante comunicar seu discurso de forma clara e reforçá-lo em seus canais, pontos de contato e traduzi-los também nas políticas da empresa. Só assim sua marca poderá ser reconhecida como o que ela promete ser de verdade.
Porém nem só comunicar é suficiente. É preciso agir tal qual, pois o que vale é a percepção do consumidor, lembra? Para isso, cria-se uma cultura de marca que vai auxiliar no alinhamento dos valores e representá-los por meio da rotina da empresa, envolvendo colaboradores e aproximando clientes. Isso também faz parte da promessa de marca.
Oportunidade para geração de valor de marca
O valor da marca está no poder do seu discurso aliado a uma entrega real e encantadora. Prometer e fazer. Sua entrega acontece de muitas maneiras através de seus pontos de contato com o consumidor, começando pelo seu espaço físico (caso ele exista). Quando estamos na “casa da marca” podemos vivenciar a experiência que ela idealizou para encantar o cliente e transmitir seus conceitos e valores.
“Agarre toda oportunidade para criar novas experiências.” Blake Deutsch
E quando recebemos a marca em nossa casa? A embalagem, por exemplo, é uma experiência que é vivenciada apenas pelo consumidor e deve ser considerada como uma maneira de surpreender e agregar valor a toda experiência de compra. Isso acontece porque, de acordo com a especialista em marcas Alina Wheeler, “são marcas nas quais você confia o suficiente para levar para dentro de casa”.
Outro ponto de contato interessante está nas experiências que compõem o design sensorial, envolvendo um dos cinco sentidos. A empresa de calçados Melissa é um exemplo de experiência olfativa: seja no ambiente da marca, ou em seus produtos ela é lembrada pelo público por seu perfume característico.
“Reconhecer e descobrir a singularidade de cada Marca, aquilo que as faz únicas, é o primeiro passo para encarar o desafio da construção de valor.” Ana Couto
Agregar valor à marca é isso: dar sentido a sua existência no mundo, entender que é mais do que aquilo que se vende e buscar maneiras de se conectar ao consumidor.
Como você agrega valor a sua marca? Qual a experiência que sua marca oferece ao cliente? Entenda mais sobre experiência de marca no próximo artigo do nosso blog.