O valor de uma marca

Compartilhe este post

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que você entende por valor de marca?

Marcas utilizam diversos recursos para se comunicar e atrair a preferência de consumo para seus produtos ou serviços. Essa escolha acontece através de experiências, sensações e associações. Isso tudo se constrói olhando, primeiramente, para dentro, para a origem da marca e no entendimento do valor que sua história tem.

Depois disso, é preciso olhar para fora, entender o contexto do negócio e percebê-lo a partir de sua visão de mundo, que irá direcionar todas as suas iniciativas. É nesse momento que existe a diferenciação da marca no mundo.

Em um artigo anterior sobre a influência cultural nas marcas, pontuamos que “uma marca é a percepção do seu público e não a sua própria”. Essa percepção está ligada diretamente ao seu valor.

Uma marca de valor está em vantagem no mercado, sabe por quê?

  1. Por ser bem estruturada, com conceitos que agregam às pessoas;
  2. Possui uma comunicação alinhada, coerente e clara para o público;
  3. Possui uma base de fãs engajada que defende e reverbera a mensagem da marca;
  4. Seu capital financeiro não é seu único valor;
  5. Procura fazer parte das nossas vidas, pois entrega experiências.

Você certamente conhece marcas que entregam mais do que comercializam e estão além das prateleiras e vitrines. Estão na nossa memória emocional, pois ressignificaram, de alguma forma, nossa experiência com seus produtos ou serviços.

Entretanto, construir valor é um processo constante e sem fim. Nenhuma marca nasce sem valor para o mercado, porém é preciso construí-lo e nutri-lo e essa construção começa no “ser” do negócio: o valor está no seu propósito, que é o porquê de sua existência para ela mesma, sua essência.

 

Como o propósito está conectado ao valor de marca?

“Um bom propósito, quando é genuíno, é muito difícil de copiar, pois é a sua verdade.” Lívia Germano

O propósito está ligado a causas e responsabilidades e é um processo interno para entender como impactar o mundo. De acordo com o estudo TIP, realizado pela agência Ana Couto em parceria com Officina Sophia, 67% dos entrevistados buscam consumir marcas que compartilham dos mesmos ideais que os seus. Ou seja, todas as pessoas que se reconhecerem no seu propósito irão se engajar com a marca naturalmente.

A forma como se irá tangibilizar o propósito é através da promessa de marca, sua razão de ser para o mercado e o que vai balizar sua comunicação. É importante comunicar seu discurso de forma clara e reforçá-lo em seus canais, pontos de contato e traduzi-los também nas políticas da empresa. Só assim sua marca poderá ser reconhecida como o que ela promete ser de verdade. 

Porém nem só comunicar é suficiente. É preciso agir tal qual, pois o que vale é a percepção do consumidor, lembra? Para isso, cria-se uma cultura de marca que vai auxiliar no alinhamento dos valores e representá-los por meio da rotina da empresa, envolvendo colaboradores e aproximando clientes. Isso também faz parte da promessa de marca.

 

Oportunidade para geração de valor de marca

O valor da marca está no poder do seu discurso aliado a uma entrega real e encantadora. Prometer e fazer. Sua entrega acontece de muitas maneiras através de seus pontos de contato com o consumidor, começando pelo seu espaço físico (caso ele exista). Quando estamos na “casa da marca” podemos vivenciar a experiência que ela idealizou para encantar o cliente e transmitir seus conceitos e valores.

“Agarre toda oportunidade para criar novas experiências.” Blake Deutsch

E quando recebemos a marca em nossa casa? A embalagem, por exemplo, é uma experiência que é vivenciada apenas pelo consumidor e deve ser considerada como uma maneira de surpreender e agregar valor a toda experiência de compra. Isso acontece porque, de acordo com a especialista em marcas Alina Wheeler, “são marcas nas quais você confia o suficiente para levar para dentro de casa”.

Outro ponto de contato interessante está nas experiências que compõem o design sensorial, envolvendo um dos cinco sentidos. A empresa de calçados Melissa é um exemplo de experiência olfativa: seja no ambiente da marca, ou em seus produtos  ela é lembrada pelo público por seu perfume característico.

“Reconhecer e descobrir a singularidade de cada Marca, aquilo que as faz únicas, é o primeiro passo para encarar o desafio da construção de valor.” Ana Couto

Agregar valor à marca é isso: dar sentido a sua existência no mundo, entender que é mais do que aquilo que se vende e buscar maneiras de se conectar ao consumidor.

Como você agrega valor a sua marca? Qual a experiência que sua marca oferece ao cliente? Entenda mais sobre experiência de marca no próximo artigo do nosso blog.

Posts Relacionados

WhatsApp chat